ansiedade2

Sintomas psicológicos da ansiedade:

Muitos sintomas da ansiedade são psicológicos. Ou seja, são os nossos pensamentos, emoções e sensações.

Confira alguns dos sintomas psicológicos que podem afetar pessoas de diferentes idades e em contextos diversos:

— Constante tensão ou nervosismo.
— Sensação de que algo ruim vai acontecer.
— Problemas de concentração.
— Medo constante.
— Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão.
— Preocupação exagerada em comparação com a realidade.
— Problemas para dormir.
— Irritabilidade.

Sinais de que sua ansiedade
pode estar passando do ponto!

Aquela agitação diante de certas circunstâncias é uma reação natural, mas em determinado nível pode configurar um transtorno.

Cansaço constante

Exaustão mental e também fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda cansado.

Preocupação

Uma das características mais presentes na ansiedade é a preocupação excessiva que atrapalha outras tarefas.

Não dormir direito

É comum que a pessoa ansiosa sofra de insônia porque ela não se desconecta das suas preocupações nem para dormir.

Concentração ruim

Qualquer coisa se torna uma distração e você acaba terminando o dia com um monte de coisas inacabadas. Essa alta dificuldade para se concentrar também pode ser reflexo.

Irritação frequente

Quando uma pessoa sofre de ansiedade, é comum que ela se estresse de maneira desproporcional, ou seja, pequenos problemas do dia a dia a deixam extremamente irritada.

Busque tratamento!

Procure ajuda profissional, pois a Psicoterapia pode de ajudar a sair desse sofrimento. Lembre-se que ansiedade tem tratamento, que pode incluir terapia e medicamentos.

Psicoterapia online

Há condições que não podem esperar. Tenha um acompanhamento psicológico para jovens e adultos em apenas alguns cliques.

ansiedade

Sintomas físicos da ansiedade:

É preciso levar em consideração que as causas da ansiedade podem variar de pessoa para pessoa.

Além disso, hábitos nocivos cada vez mais presentes no nosso cotidiano, a exemplo do sedentarismo, poucas horas de sono, altos níveis de estresse e falta de momentos de lazer também podem servir como gatilhos para o transtorno de ansiedade.

Confira alguns dos principais sintomas físicos da ansiedade:

— Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração.
— Respiração ofegante ou falta de ar.
— Aumento do suor.
— Tremores nas mãos ou outras partes do corpo.
— Sensação de fraqueza ou fadiga.
— Boca seca.
— Mãos e pés frios ou suados.
— Náusea.
— Tensão muscular.
— Dor de barriga ou diarreia.
— Agitação dos braços e pernas.

Dúvidas Frequentes

Ansiedade | Camila Gonçalves Brito Psicóloga

De uma forma geral, procura estudar e compreender a mente através da avaliação e observação do comportamento e das emoções, desenvolvendo técnicas e estratégias para prevenir, diagnosticar e tratar problemáticas psicológicas.

No essencial é alguém que, através do conhecimento científico, procura promover o bem-estar mental ajudando as pessoas a alcançar o seu máximo potencial.

Existem momentos da nossa vida onde podemos sentir alguma dificuldade mais particular fruto de fatores internos (por exemplo medos) ou fatores externos (por exemplo fim de um relacionamento ou morte de alguém), no entanto, podemos procurar um psicólogo em qualquer momento da nossa vida onde consideremos esse apoio importante.

O transtorno de ansiedade é a elevação dos níveis da ansiedade comum que todos sentimos frente a uma situação. Criar expectativas e direcionar o pensamento mais para o futuro do que para o presente gera angústia, receios e medo do que esse possível cenário inexistente possa gerar.

Ansiedade e medo têm semelhanças, tanto na origem, quanto na manifestação. Porém, diferem em pontos importantes. Enquanto o medo é uma resposta focada, ligada a uma coisa ou circunstância específica, a ansiedade é tipicamente mais difusa, colocando em movimento a necessidade de vigilância constante na antecipação de uma calamidade desconhecida.

Entre os tipos de ansiedade temos: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Estresse Pós-Traumático; Síndrome do Pânico; Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC); Fobias.

O transtorno não possui uma única causa, é uma soma de fatores: predisposição genética, fatores biológicos, ambientais, sociais e individuais.

A maioria dos individios não sabem informar quando começou a sentir ansiedade de forma patológica, muitas vezes por já estarem adaptados aos sintomas desde a infância. É mais frequente no sexo feminino, atingindo duas mulheres para cada homem com o transtorno.

A respiração é um dos mecanismos de controle durante uma crise de ansiedade, mas seus efeitos variam para cada pessoa. Os exercícios respiratórios se mostram eficazes e estão presentes na terapia cognitivo-comportamental e na meditação, ambas eficazes no tratamento da ansiedade.

plugins premium WordPress
×