1- Contaminação: A angústia de estar contaminado é como uma sombra persistente. “E se eu tiver contraído algo grave?” Lembre-se, o medo não é a realidade.
2- Causar danos: A mente cria cenários assustadores, “E se eu causar um acidente?” Reconheça que a mente pode exagerar o perigo. Procure ancorar-se no presente e afaste-se das fantasias negativas.
3- Relacionamentos: As incertezas podem corroer o amor e a confiança. “E se eu não amar o suficiente?” Lembre-se, o amor não se mede por dúvidas, mas por ações. Nutra seus relacionamentos com paciência e comunicação aberta.
4- Religioso: A fé pode ser desafiada pelo T.O.C. “E se eu estiver ofendendo a Deus?” A religião é sobre amor e perdão. Aceite que suas preocupações não definem sua relação com a espiritualidade.
5- Ped*filia: Pensamentos intrusivos podem ser aterrorizantes. “E se eu for uma pessoa perigosa?” Reconheça que seus pensamentos não definem quem você é. Procure a ajuda de um profissional para compreender e lidar com essas preocupações.
6- Orientação sexual: A descoberta de si mesmo pode ser tumultuada. “E se eu não sou quem penso ser?” Seja gentil consigo mesmo. Sua identidade é uma jornada única e valiosa.
Você é mais forte do que suas obsessões! Com a ajuda certa, ferramentas de autocuidado e um olhar compassivo para si mesmo, você pode retomar o controle da sua mente e da sua vida.
Camila Gonçalves Brito
Psicóloga/Psicanalista
CRP 06/162484